Cappuccino - A Saga Crepúsculo: Amanhecer Parte 2 - O Final
Dirigido por: Bill CondonAntes de começar a analisar o filme, preciso fazer uma confissão de algo que me envergonho: eu criei expectativas - negativas - sobre o longa. Imaginava, tendo como base a análise dos filmes anteriores, que este seria extremamente ineficiente e desnecessário quanto os outros. Já estava até criando a estrutura dos parágrafos da crítica, evidenciando a falta de camisa e o excesso de "eu te amo" descabidos. Fui, entretanto, surpreendido por um filme que não é excelente, mas frustrou algumas de minhas expectativas.
O filme começa com uma bela sequência de imagens de elementos da natureza em planos detalhe que alternam entre o branco, o preto e o vermelho, criando um belíssimo contraste, além de trabalhar muito bem com a trilha sonora. Embora a sequência não acrescente em nada à história, já é possível identificar uma maior preocupação com o fazer cinematográfico, em contraponto à tentativa de arrancar gritos de meninas descontroladas dos filmes anteriores.
A projeção busca, de forma cômica, excluir o estigma da saga - embora isso não signifique abandonar por completo os filmes anteriores. Enquanto o Jacob (Taylor Lautner) arrancava a camisa logo em sua primeira aparição no filme anterior, dessa vez o menino-lobo se solta em sua segunda aparição - e já que demorou, nada melhor do que tirar a calça também - para ficar comportado durante o resto da projeção inteira. Percebe-se até uma certa ironia do próprio filme para com o ato, que é rapidamente reprimido por um "Vista-se, Jacob".
Os personagens aqui também se mostram mais interessantes, fugindo da apática Bella (Kristen Stewarts) e o vampiro meloso Edward (Robert Pattinson), que não se limitam a disputa habitual de quem ama mais o outro e passam a fazer piadinhas - embora todas elas extremamente inorgânicas - e sexo (!). No que tange os coadjuvantes, o filme apresenta personagens também interessantes, mas com algumas falhas. Extremamente numerosos e, em sua maioria, sem um papel definido na trama, eles surgem apenas para mostrar poderes divertidos - e, diga-se, nem um pouco vampíricos - e para satirizar, de forma patética e quase racista - desculpem-me pelo pleonasmo - as diferentes nação, que são reduzidas a estereótipos como o isolamento da civilização brasileira e a vontade de beber dos irlandeses.
Nas atuações, Michael Sheen se diverte com o papel caricato de seu vampiro Aro, através de expressões exageradas que seriam extremamente forçadas se não fosse pelo tom satírico que adquire. Já Kristen Stewart continua com os seus vícios de atuação - que foram expostos de forma agressiva nos outros filmes da saga -, embora a mudança no comportamento de sua personagem tenha corroborado para que fossem menos numerosos.
Deve-se destacar também a quantidade de decisões ruins tomadas pelo diretor. Em uma cena em que Bella precisa parecer humana, ela é informada de que "deve piscar pelo menos 3 vezes por minuto", evidenciando que os vampiros não piscam naturalmente. Seria interessantíssimo se, de fato, a afirmativa se confirmasse durante o filme. Mesmo nas cenas em que só os vampiros estão presentes - tornando, pois, o ato desnecessário - os atores não conseguem, naturalmente, conter o ato involuntário, criando uma certa incoerência comportamental.
O maior dos erros, entretanto, vai além do filme. Tendo o roteiro limitado pelo livro de Stephanie Meyer, o filme possui um desfecho no estilo deus ex machina que consegue, ao mesmo tempo, resolver tudo ao mesmo tempo em que nada é resolvido. Assim, [SPOILER] a batalha final, eficiente do ponto de vista cinematográfico e corajosa no que tange o roteiro, se mostra como uma mentira suja, covarde e frustrante [/SPOILER].
Amanhecer Parte 2 é, portanto, o melhor filma e da fraquíssima "saga" Crepúsculo, embora esteja longe de ser um ótimo filme. Dessa forma, o longa agradará a um público que vai um pouco além das famigeradas crepusculetes, que também se sentirão satisfeitas pela falta de camisa de Jacob e as declarações de amor do casal mais meloso da história dos vampiros.
.png)




0 comentários: